ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Diretamente subordinado à Direção da APAE , o Setor de Clínicas atuou em 2006 procurando enquadrar – se às orientações da Autarquia Municipal de Saúde, órgão municipal que controla e coordena as atividades em saúde ligadas ao SUS no município e Londrina e funcionou com a seguinte estrutura: 1.1 COORDENAÇÃO 1.2 FISIOTERAPIA 1.3 FONOAUDIOLOGIA 1.3 NEUROPEDIATRIA 1.4 PEDAGOGIA 1.5 PSICOLOGIA 1.6 SERVIÇO SOCIAL 1.7 TERAPIA OCUPACIONAL
1.1 COORDENAÇÃO OBJETIVOS · Coordenar a equipe técnica para oferecer um atendimento de natureza bio-psico-social de qualidade à pessoa com deficiência, · Controlar os processos administrativos relacionados com o SUS, de forma a executar com correção e nos prazos exigidos, os relatórios e documentos necessários à manutenção do programa; · Acompanhar as atividades do setor de forma a levantar as prioridades para o seu bom andamento e manter a Diretoria informada das reais necessidades.
1.2 SETOR DE FISIOTERAPIA OBJETIVOS Desenvolver ao máximo a capacidade motora da pessoa com deficiência mental e múltipla, visando assim, sua independência. Facilitar as atividades de vida diária ou escolar, prestando auxílio e dando orientações a familiares e professores, quando for necessário.
1.3 SETOR DE FONOAUDIOLOGIA OBJETIVOS Estimular o desenvolvimento da linguagem oral e/ou escrita; adequar a motricidade oral.
1.4 SETOR DE NEUROPEDIATRIA OBJETIVOS Realizar triagens diagnósticas e reavaliações periódicas nas quais são determinados o diagnóstico sindrômico e etiológico, o nível de desenvolvimento, a presença de deformidades e más formações e a presença de deficiências sensitivas, motoras e de coordenação.
1.5 SETOR DE PEDAGOGIA ( CLÍNICO) OBJETIVOS Criar oportunidades variadas ao paciente, adequando as suas capacidades e potencialidades educacionais, possibilitando assim sua independência e espontaneidade para uma participação mais ativa na sociedade.
1.6 SETOR DE PSICOLOGIA OBJETIVOS · Possibilitar a expressividade de sentimentos ,pensamentos e ressignificação de idéias; · Possibilitar o desenvolvimento da consciência corporal · Possibilitar o desenvolvimento da autonomia, independência e auto-confiança (no ambiente escolar, em casa e comunidade) · Incentivar e motivar o relacionamento interpessoal adequado, · Orientar pacientes quanto a posturas adequadas na inclusão educacional e social e em temas diversos que sejam importantes para o seu desenvolvimento.
1.7 SETOR DE SERVIÇO SOCIAL OBJETIVOS · Promover condições que atendam as necessidades humanas básicas e o pleno desenvolvimento da pessoa portadora de deficiência mental e seu grupo familiar. · Orientar e informar as famílias quanto aos seus direitos, para que possam conviver integradas à sociedade, de acordo com os princípios constitucionais, que garantam plenas condições de cidadania. · Facilitar o aceso aos recursos oferecidos e esclarecimentos aos empresário e futuros empregadores da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
1.8 SETOR DE TERAPIA OCUPACIONAL OBJETIVOS O Setor de Terapia Ocupacional tem por objetivos promover a adequação postural dos pacientes nos diversos ambientes que envolvam o cotidiano escolar e havendo necessidade adaptar o ambiente domiciliar, visando a maior independência possível à pessoa com deficiência mental múltiplas em suas atividades de vida diária, assim como, orientar pais e professores.