A APAE de Londrina foi fundada em 28 de Agosto de 1964 por um grupo de pessoas interessadas na causa das pessoas portadoras de deficiência. Até 1971, teve sua existência apenas estatutária. Inicialmente, a meta era apenas formar profissionais para atuar na área de educação especial, mas devido à demanda sempre crescente,a nova diretoria então empossada, resolveu realizar outros dos objetivos da APAE, fundando uma escola denominada Escola Especial Santa Rita da APAE de Londrina, em 20 de Maio de 1972., Após 1982, atua em sua sede própria. À partir de outubro de2004, motivada pela Portaria Nº 1635, de 12/09/2002 - Ministérioda Saúde, credencia-se junto ao SUS por intermédio da Autarquia Municipal de Saúde e sistematiza seus atendimentos técnicos através do Setor de Clínicas da APAE de Londrina. Em 2005, firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Londrina para o desenvolvimento de projetos na área de Assistência Social.
DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL 'SANTA RITA'
A Escola Especial Santa Rita iniciou suas atividades em 20 de Maio de 1972 em prédio cedido em comodato com a província das irmãs da Congregação São Vicente de Paula, assim permanecendo por dois anos. Transferiu-se primeiramente para prédio alugado no Jardim do Sol, onde permaneceu quatro anos e posteriormente para o prédio alugado no Bairro Shangri-lá, Zona A, onde permaneceu até o final de 1982. Mudou-se então para sua sede própria em 15 de Dezembro de 1982. de ondea APAE tem cumprido suas finalidades estatutárias. Sua primeira autorização de funcionamento foi pelo Decreto Estadual Nº 3179 de 07/03/73, sendoreconhecida pela Resolução 842/93. No decorrer de sua história, por questões de nomenclatura precisou adequar – se por exigência da SEED e passou a denominar – se Escola de Educação Especial Santa Rita. Registrada na Secretaria de Educação do Estado do Paraná sob Nº 02 é autorizada atualmente pela Resolução Nº 12/04 da SEED.
DO SETOR DE CLÍNICAS DA APAE DE LONDRINA
A APAE sempre disponibilizou equipe técnica multidisciplinar, que atuava como programas complementares e apoio para o atendimento executado através da Escola de Educação Especial Santa Rita . Um convênio com a extinta LBA, previa a manutenção destes técnicos para a execução ações de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, nas modalidades de estimulação precoce, tratamento de habilitação/ reabilitação e bolsa manutenção. Após a extinção daquele órgão, a entidade manteve o corpo técnico desenvolvendo as mesmas atividades, mas sem a ampliação de recursos, não expandiu o setor.A partir de 1º de Outubro de 2004, foi efetivado o cadastro da APAE de Londrina junto ao Sistema Único de Saúde – SUS, através da Autarquia Municipal de Saúde,que suscitou o desmembramento das atividades e resultou em melhor estrutura para esta modalidade de atendimento, com a ampliação da equipe em 2005, quando se efetivaram osprimeiros repasses de recursos.
DOS PROJETOS DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA (BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA) E DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL (REDE SAC)
Esses projetos visam cumprir afinalidade institucional da entidade e cumprimento do interesse posto nas atividades a serem desenvolvidas, de acordo com a Política Nacional de Assistência Social. O Termo de Cooperação Técnica e Financeira referente à Proteção Social Especial (SAC), foi firmado em 03 de abril de 2006. E o Termo de Cooperação de Técnico e Financeira referente à Proteção Social básica foi firmado em 02 de janeiro de 2006.