OBJETIVOS Criar oportunidades variadas ao aluno de 0 a 16 anos, com atendimento educacional que seja adequado às suas necessidades, enriquecendo seu desenvolvimento global, bem como as suas capacidades e potencialidades, possibilitando sua independência e espontaneidade; podendo assim participar da formação mais ativa na sociedade, exercendo sua cidadania com senso crítico e fazendo valer seus direitos e deveres.
Caracterização dos Programas de Educação Infantil Educação Precoce – Estimulam o desenvolvimento do educando de 0 a 4 anos de idade, através de atividades lúdicas, amparados pela Escala de Desenvolvimento Portage.
Programas Pedagógico Específico I – Proporcionam a aquisição de rotina escolar e adaptação do aluno ao grupo através de um atendimento individualizado.
Pré-Escolar – Destinado a crianças de 4 a 6 anos, visa proporcionar condições adequadas e favoráveis ao desenvolvimento nas dimensões física, emocional, cognitiva e social. Orienta-se pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (MEC,SEF, 1998) e leituras congêneres.
Caracterização dos Programas de Ensino Fundamental Programa Pedagógico Específico II – Desenvolvem atividades de vida diária e de vida prática bem como a educacional adaptada, visando a independência pessoal e a integração do aluno.
Escolar – O programa objetiva a formação integral do aluno por meio de sua escolarização. Contempla o 1º ciclo de Ensino Fundamental, que tem por base para construção de seus objetivos e definição de conteúdos os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental ( MEC, SEF, 1998), com as devidas adaptações curriculares e complementares que se fizerem necessárias.
Atividades desenvolvidas: · Orientação de professores na elaboração do planejamento anual, bimestral e supervisão do trabalho desenvolvido nas 19 turmas, divididas em dois turnos: matutino e vespertino, · Avaliação pedagógica em alunos em processo de triagem e encaminhamentos de relatórios; · Participação em reuniões técnicas de equipe multidisciplinar para estudo de caso; · Elaboração de relação de material escolar necessário para o setor; · Atendimento e orientação a familiares dos alunos, individualmente ou nas reuniões de pais; · Organização de reuniões semestrais com os pais; · Encaminhamento de alunos para o setor profissional e para o Ensino Regular, atendimento clínico na própria instituição; · Organização das culminâncias referentes aos trabalhos de sala de aula, festas e eventos escolares; · Participação da montagem de turnos para o ano de 2007; · Alunos encaminhados para o ensino regular em 2006; · Orientação e supervisão dos estagiários das universidades e voluntários.