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Estado

Unidade

Saúde

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Diretamente subordinado à Direção da APAE , o Setor de Clínicas atuou em 2006 procurando enquadrar – se às orientações da Autarquia Municipal de Saúde, órgão municipal que controla e coordena as atividades em saúde ligadas ao SUS no município e Londrina e funcionou com a seguinte estrutura: 1.1 COORDENAÇÃO 1.2 FISIOTERAPIA 1.3 FONOAUDIOLOGIA 1.3 NEUROPEDIATRIA 1.4 PEDAGOGIA 1.5 PSICOLOGIA 1.6 SERVIÇO SOCIAL 1.7 TERAPIA OCUPACIONAL

1.1 COORDENAÇÃO                                                                                                                    OBJETIVOS · Coordenar a equipe técnica para oferecer um atendimento de natureza bio-psico-social de qualidade à pessoa com deficiência, · Controlar os processos administrativos relacionados com o SUS, de forma a executar com correção e nos prazos exigidos, os relatórios e documentos necessários à manutenção do programa; · Acompanhar as atividades do setor de forma a levantar as prioridades para o seu bom andamento e manter a Diretoria informada das reais necessidades.

1.2 SETOR DE FISIOTERAPIA                                                                                               OBJETIVOS Desenvolver ao máximo a capacidade motora da pessoa com deficiência mental e múltipla, visando assim, sua independência. Facilitar as atividades de vida diária ou escolar, prestando auxílio e dando orientações a familiares e professores, quando for necessário.

1.3 SETOR DE FONOAUDIOLOGIA                                                                                          OBJETIVOS Estimular o desenvolvimento da linguagem oral e/ou escrita; adequar a motricidade oral.

1.4 SETOR DE NEUROPEDIATRIA                                                                                            OBJETIVOS Realizar triagens diagnósticas e reavaliações periódicas nas quais são determinados o diagnóstico sindrômico e etiológico, o nível de desenvolvimento, a presença de deformidades e más formações e a presença de deficiências sensitivas, motoras e de coordenação. 

1.5 SETOR DE PEDAGOGIA ( CLÍNICO)                                                                                                                 OBJETIVOS Criar oportunidades variadas ao paciente, adequando as suas capacidades e potencialidades educacionais, possibilitando assim sua independência e espontaneidade para uma participação mais ativa na sociedade.

1.6 SETOR DE PSICOLOGIA                                                                                                                                       OBJETIVOS · Possibilitar a expressividade de sentimentos ,pensamentos e ressignificação de idéias; · Possibilitar o desenvolvimento da consciência corporal · Possibilitar o desenvolvimento da autonomia, independência e auto-confiança (no ambiente escolar, em casa e comunidade) · Incentivar e motivar o relacionamento interpessoal adequado, · Orientar pacientes quanto a posturas adequadas na inclusão educacional e social e em temas diversos que sejam importantes para o seu desenvolvimento.

1.7 SETOR DE SERVIÇO SOCIAL                                                                                                                           OBJETIVOS · Promover condições que atendam as necessidades humanas básicas e o pleno desenvolvimento da pessoa portadora de deficiência mental e seu grupo familiar. · Orientar e informar as famílias quanto aos seus direitos, para que possam conviver integradas à sociedade, de acordo com os princípios constitucionais, que garantam plenas condições de cidadania. · Facilitar o aceso aos recursos oferecidos e esclarecimentos aos empresário e futuros empregadores da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.  

1.8 SETOR DE TERAPIA OCUPACIONAL                                                                                                              OBJETIVOS O Setor de Terapia Ocupacional tem por objetivos promover a adequação postural dos pacientes nos diversos ambientes que envolvam o cotidiano escolar e havendo necessidade adaptar o ambiente domiciliar, visando a maior independência possível à pessoa com deficiência mental múltiplas em suas atividades de vida diária, assim como, orientar pais e professores.

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